sexta-feira, 8 de julho de 2011

Começa a "Coleta Legal" do lixo reciclável da cidade

A coleta seletiva do lixo prevê recolher 60% do lixo reciclável no centro e nos bairros entre as duas rodovias. Conheça o roteiro dos bairros
A Secretaria de Meio Ambiente vem realizando desde o mês de junho, o trabalho de sensibilização sobre a coleta seletiva de lixo no Município. A conscientização, que faz parte do Programa Coleta Legal trata da separação dos materiais recicláveis e a deposição deles em saca específica de ráfia com logomarca da campanha, doada aos moradores para fazer a separação do lixo.
O programa "Coleta Legal" consiste na ampliação de 16% para 60% a coleta do material reciclável, por meio do qual cada família receberá uma sacola de ráfia e o morador guardará os produtos recicláveis e, em um dia específico conforme cronograma, a coleta será feita na residência. A população não será obrigada a fazer a separação do material, apenas depositar o que é reciclável em uma sacola de ráfia oficial que será entregue nas residências. A  Secretaria de Meio Ambiente já realiza ações de conscientização em cada domicílio e orienta os moradores sobre a importância da reciclagem para o meio ambiente e como proceder na separação e depósito do saco reciclável. Uma cartilha é distribuída nas residências.
Para isso o programa contará com cinco caminhões coletores, que irão percorrer um roteiro semanal. Serão envolvidos cinquenta funcionários na atividade e duas cooperativas de catadores de material reciclável. Segundo Marcon, a coleta seletiva envolverá o centro e todos os bairros dentro do anel central (entre as duas rodovias), excedendo na região oeste, o bairro Santa Cruz. Infelizmente os bairros da região sul (pós BR 277) e da Região Norte (pós BR 467), não estão enquadrados nesta fase.Confusão
Com o fato de que algumas sacolas de ráfia oficial já foram recolhidas com lixo doméstico em lugar de lixo reciclável, o secretário de Meio Ambiente, Luiz Carlos Marcon, adianta que as pessoas ainda precisam entender a importância da separação correta dos detritos.
"Muitos moradores estão usando estas sacas para depositar lixo não reciclável e colocam na frente das casas para a Engelétrica recolher. As sacas de ráfia não foram distribuídas para essa finalidade, mas sim para recepcionar materiais recicláveis e, posteriormente, serem colocadas na frente das casas em dias determinados para o recolhimento" informa ele.
Diante dessa situação, o secretário alerta que a partir desta semana (quarta-feira - dia 6), a Engelétrica não irá mais recolher essas sacas, não podendo os moradores usar as mesmas para depósito de lixo comum. O Programa Coleta Legal foi planejado com o objetivo de recolher lixo reciclável.
A "Coleta Legal" será recolhida no roteiro definido (veja roteiro abaixo) por caminhões  do programa e não pelos da Engelétrica que recolhem apenas o lixo que vai ao aterro. Também estarão envolvidos sem uma programação, os mais de duzentos e cinquenta catadores integrados a duas cooperativas de catadores. O lixo reciclado vai a central de reciclagem, será separado e vendido. Do resultado, 75% vai para o Fundo Municipal do Meio Ambiente e os outros 25% para as duas cooperativas de catadores de lixo reciclado.
ROTEIRO SEMANA DOS CAMINHÕES DA COLETA LEGAL
Centro da Cidade........................................Segunda a Sábado
Maria Luiza.................................................Segunda-feira
Região do Lago...........................................Segunda-feira         
Coqueiral.....................................................Terça-feira
São Cristóvão..............................................Terça-feira     
Alto Alegre...................................................Terça-feira e Quarta-feira
Caravelle/Curitiba.......................................Quarta-feira
Jd. Vitória/Country......................................Quarta-feira
Neva.............................................................Quinta-feira  
Pioneiros Catarinenses...............................Quinta-Feira   
Pacaembu...................................................Quinta-feira
Guarujá........................................................Sexta-feira
Universitário................................................Sexta-feira e Sábado
Parque São Paulo (Lot. Iguaçu).................Sexta-Feira e Sábado

IAK: Mais de 20 mil itens na campanha do agasalho

Núcleos da Ginástica Comunitária do Instituto Alfredo Kaefer arrecadou 16.5 mil itens. Grupo do Jardim União foi campeão                

Em clima de festa junina, mais de 450 pessoas se reuniram na sede social do Instituto Alfredo Kaefer na última sexta-feira, para uma festa junina de congraçamento entre os grupos de bairros. O objetivo do encontro foi o de encerrar a arrecadação de donativos para a Campanha Inverno Solidário promovido simultaneamente em Cascavel e em Curitiba.
                As equipes integrantes do Programa Ginástica Comunitária dos 21 bairros atendidos pelo IAK arrecadaram 16.547 peças de agasalhos e calçados que serão destinados aos projetos sociais do IAK e outras entidades de Cascavel. Considerando os demais postos de coletas em mercados e empresas, além da campanha realizada pelo grupo Universidade da Terceira Idade do Instituto Alfredo Kaefer que reúne mais de sessenta idosos, passará de 20 mil itens somente em Cascavel. 
                A Campanha Inverno Solidário é uma iniciativa da empresa Diplomata, do empresário Alfredo Kaefer, que há seis anos integra o rol de atividades do instituto Alfredo Kaefer. Segundo Emilio Martini, a meta é separar os produtos arrecadados e começar a distribuição as entidades sociais e aos carentes cadastrados, no máximo em quinze dias. "Foi uma campanha com excelente resultado e agradecemos a todos que colaboraram", disse Martini. 
Núcleo campeão:
O núcleo campeão em arrecadações entre os 21 grupos de ginástica comunitária, foi o Jardim União (Universitário), com 2.213 peças, seguido do grupo do bairro Clarito (Região Norte), com 2.188, e do Jardim Claudete, com 1.900 itens arrecadados. Na quarta posição, o grupo do Santa Cruz (região Oeste),  com 1.130 itens; seguido pela equipe do bairro Periollo (Região Norte), com 714 itens. Na campanha, ainda participaram os núcleos do Caravelli, do Cascavel Velho, do Parque Verde A e B, do Santos Dumont, do Coqueiral, da Neva, do Cancelli, do Paulo Godoy, do Aclimação, do São Francisco, do Morumbi, do Pioneiros Catarinenses, da Bela Vista, do Pacaembu e de Espigão Azul.

Cettrans implanta mais uma linha para Parque Verde e Cidade Verde

A Cettrans - Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito, informa que desde o dia 1º de julho, já circula mais uma linha para atender demanda da região oeste da cidade. A linha é denominada de TERRA NOVA III/MORADAS CASCAVEL – TERMINAL OESTE que atenderá aos  moradores dos bairros Parque Verde e Cidade Verde se estendendo aos Condomínios Terra Nova III e Moradas Cascavel. A nova linha começa a atender a comunidade às 5h30 da manhã e se estenderá até às 20 horas (de segunda a sexta-feira), a cada 35 minutos. Nos sábados, começa pela manhã (5h30) e se estenderá até às 14 horas . Não atenderá a região no domingo.

ROTEIRO DA NOVA LINHA
CENTRO/BAIRRO - Terminal Oeste - Rua Juscelino Kubitschek - Rua Fortaleza - Rua Francisco Bartinick  - Rua Álamo - Rua Cipreste - Avenida das Torres - Rua Tranqüilo Noro - Condomínio Terra Nova III e Moradas Cascavel.
BAIRRO/CENTRO - Condomínio Terra Nova III e Moradas Cascavel - Rua Tranqüilo Noro - Avenida das Torres - Rua Cipreste - Rua Álamo - Rua Francisco Bartinick  - Rua Fortaleza - Rua Juscelino Kubitschek - Terminal Oeste. 

Conselho do Fundeb é renovado em ato que homenageou Edgar

Em solenidade realizada na Sala de Atos do Paço Municipal, o prefeito Edgar Bueno e o secretário de Educação, Valdecir Nath, empossaram os novos integrantes do Conselho do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). O Conselho é formado por 13 conselheiros titulares e outros 13 suplentes, que assumiram para o mandato de dois anos.
                Durante o ato de posse o prefeito recebeu homenagens e teve sua atuação na educação enaltecida. No discurso, Edgar Bueno elogiou o trabalho dos conselheiros e destacou a importância do Conselho. “Este Conselho é um dos que melhor funciona, porque está atento a tudo, analisa nota por nota, item por item, salário por salário, porque na Educação existe um padrão e não se aceita distorções de cunho político.
Vanderlei
O presidente da gestão do Conselho do Fundeb que encerrou hoje, Vanderlei Augusto da Silva, irá acompanhar toda a transição e continua no Conselho como titular representando o Conselho Tutelar. Ele comemorou os bons resultados alcançado nos dois últimos anos. De acordo com ele, a eleição do presidente e do vice-presidente do Conselho, assim como a formação das comissões permanentes, ocorrerá na primeira reunião ordinária após a posse. “Até dia 15 de julho tudo deverá ser definido”, assegurou Vanderlei.

NOVOS CONSELHEIROS DO FUNDEB
I. Representantes da Secretaria Municipal de Educação:
a) Titular: Silvana Ferreira Messias Valdameri
b) Suplente: Luciana Valquíria Gebert Nascimento
c) Titular: Márcia Aparecida Baldini
d) Suplente: Silvana Aparecida dos Santos Schmitz

II. Representantes dos Prof. da Educação Básica Pública do Pr.
Titular: Mirtes Aparecida Ziliani
b) Suplente: Guiomar Aparecida Padilha

III. Representante dos Diretores das Escolas Básicas Públicas:
a) Titular: Sandra Regina de Oliveira Sales
b) Suplente: Inez da Fátima Mendes

IV. Repres. dos Serv/Téc/Adm. das Escolas Básicas Públicas:
a) Titular: Reinaldo Reche Junior
b) Suplente: Andressa Hirt

V. Repres. dos Servidores dos CMEIs:
a) Titular: Dionísia Filomena Candido
b) Suplente: Luciene Bento de Oliveira Melo

VI. Repres. Pais de Alunos da Educação Básica Pública:
a) Titular: Cassiano Garcia da Silva
b) Suplente: Jair João Kovalski
c) Titular: Irene Rodrigues de Oliveira
d) Suplente: Mocimar de Souza

VII. Repres. dos Estudantes da Educação da Básica Pública:
a) Titular: Geni Fidelis de Oliveira Ramos
b) Suplente: Luzia Gonçalvez de Assis
c) Titular: Jackson Contienschi Arruda
d) Suplente: Diogo Faustino Cena

VIII. Representantes do Conselho Tutelar
a) Titular: Vanderlei Augusto da Silva
b) Suplente: Flavia Leonel da Silva

IX. Câmara dos Vereadores de Cascavel:
a) Titular: Vereador João Aguilar Neto
b) Suplente: Vereador Paulo Tonin

X. Sindicato dos Professores Municipais de Cascavel
a) Titular: Sueli Goiz da Silva
b) Suplente: Adriana Bobrovski               

São João pede ajuda a Câmara

Representantes da Associação de Moradores da Sede do Distrito de São João e membros da diretoria da igreja do distrito administrativo de São João estiveram com o presidente da Câmara Municipal, Marcos Sotille Damaceno (PDT) para expor a intenção da comunidade de construir um salão catequético com várias salas e auditório, no terreno onde está edificada a igreja.
                Apresentaram esboço de um projeto elaborado por arquiteto cedido pelo vereador Damaceno e o fato de que a nova obra esbarra em alguns problemas burocráticos tendo em vista a necessidade de auxílio do Poder Público. O terreno pertence à Mitra Diocesana de Cascavel e impede a participação do poder público na obra.
                Os representantes da comunidade solicitaram apoio do presidente do legislativo para que interceda junto ao prefeito Edgar Bueno para verificar a possibilidade de participação do Executivo na obra que é de interesse da coletividade.  Damaceno se comprometeu em agendar uma reunião com o prefeito para apresentação dos documentos e agilizar o levantamento das informações. A intenção da comunidade é realizar a obra em sistema de mutirão e neste sentido, esperam o apoio público para sua conclusão.  

Câmara de Vereadores aprovou autorização para implantação do batalhão. Deputados vão defender a luta na Assembléia Legislativa

Com o objetivo de somar com as lideranças que estão pleiteando junto ao Governo do Estado, a instalação do Batalhão de Fronteira na cidade de Cascavel, os vereadores cascavelenses aprovaram na última sessão requerimento nº197/2011, autorizando a implantação do batalhão no Município. O documento aprovado em plenário vai reforçar os anseios da população do Oeste do Paraná e deverá somar na luta para implantar em Cascavel o Batalhão de Fronteira.
                Representando a Câmara Municipal, o presidente Marcos Sotille Damaceno (PDT) esteve na última semana na Assembléia Legislativa e entregou o documento para os deputados estaduais que representam a região, entre eles, Adelino Ribeiro (PSL) e André Bueno (PDT). Damaceno destaca que o legislativo de Cascavel foi eficiente na discussão e proposição considerando que Cascavel faz parte da faixa de fronteira que compreende os 150 quilômetros além de ser cidade entroncamento rodoviário é estratégico para a estrutura militar. 
                De acordo com o documento, o núcleo que deverá estar instalado até o final deste ano, será formado por 500 novos policiais e terá a função de atender de forma direta 19 municípios da região de fronteira. “A nossa cidade está no entroncamento entre a região de fronteira e o restante do País, por isso, tem grande potencial em abrigar o batalhão”, comentou Damaceno que espera unidade dos deputados cascavelense na luta por mais esta conquista.

IFPR Norte sai do papel com a entrega oficial da escritura e dos projetos

Durante reunião na noite do dia 4 de julho no Núcleo Multissetorial Acic Norte, o prefeito Edgar Bueno formalizou a entrega dos projetos para a execução da sede própria do IFPR (Instituto Federal do Paraná) em Cascavel. Na oportunidade o prefeito disponibilizou à comunidade as perspectivas dos projetos e formalizou a entrega da escritura da área doada pela prefeitura. Edgar Bueno destacou a importância de mais essa etapa vencida na luta pelo IFPR.
 “Estamos dando um passo muito positivo no sentido de consolidar esse que é um sonho meu, que é um sonho de Cascavel, mas principalmente, da região norte da cidade”, destacou Edgar Bueno, lembrando o empenho de todas as pessoas que participaram e continuam participando do processo.
O engenheiro responsável pelo projeto, Hamilton Diniz Araújo, da Arquispace Projetos e Obras, de Curitiba, detalhou os projetos para a execução de 6.800 metros quadrados de área construída. Os projetos arquitetônicos e complementares foram contratados pela Prefeitura de Cascavel, por meio da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, no valor de R$ 89.640,00.
De acordo com o secretário de Planejamento e Urbanismo, Ronald Drabik, já foi solicitado parecer do Corpo de Bombeiros, aprovação dos projetos de ligações de água e esgoto na Sanepar e de energia elétrica na Copel. Também está pronta uma planilha de orçamento da obra, que será custeada pelo governo federal. A previsão é de que a construção de todo empreendimento demande cerca de R$ 20 milhões.
 “Agora a próxima etapa é fazer revisão e ajustes necessários. Acredito que entre 15 dias e 20 dias a prefeitura nos repassará os projetos com esses apontamentos, para que possamos fazer a nossa avaliação e possíveis alterações para devolver o projeto para a empresa. Enquanto isso a direção executará uma espécie de plano b, ou seja, queremos utilizar uma verba de R$ 1,5 milhão que foi garantida para a construção de um bloco menor, de seis salas, para que em março de 2012 já iniciemos aqui as atividades do campus do IFPR em Cascavel”, explicou o professor Luiz Carlos Eckstein, diretor do IFPR em Foz do Iguaçu.
Segundo ele, até o final de julho deste ano Cascavel deverá ser campus e não mais extensão da unidade de Foz do Iguaçu. A confirmação deverá ser feita nesta quinta-feira (7), pelo secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eliézer Pacheco, em audiência pública em Cascavel. O evento será às 15 horas, na Amop. “Em 90 dias queremos iniciar as obras para que até o início de fevereiro as aulas já comecem em prédio próprio”, lembrou Eckstein.
O coordenador do Núcleo da Acic Norte, Ivo Gluzezak, agradeceu, em nome da comunidade, o empenho da prefeitura na concretização do campus. “A comunidade da região norte e este núcleo realiza aqui hoje um sonho que começou há três anos e que conta com apoio do prefeito Edgar Bueno para isso. Hoje aqui ele demonstrou com toda ajuda que tem nos dado, todos os documentos necessários para podermos dar continuidade a essa luta para que sonho seja realizado com o IFPR”.