terça-feira, 19 de julho de 2011

Cascavel é sede de filmagem de seriado televisivo


Com um aparato digno das grandes produções cinematográficas, composto por técnicos, atores e produtores, a Tigre Filmes de Cascavel em parceria com a Alumia Filmes de Curitiba, usaram diversos locais da cidade como locação de cenas para o seriado televisivo “Franco: Operação Rapina”, que será exibido pela RPC brevemente.
Como parte do projeto que é apresentado aos domingos na Revista RPC denominado “Casos e Causos”, levado ao ar aos domingos após o Fantástico, o seriado será composto de quatro capítulos em uma só história, mostrando o combate à criminalidade da fronteira, especialmente de roubo de cargas. A história ficcional irá apresentar uma equipe de policiais de uma Divisão especial de combate ao crime organizado, e terá como cenário as cidades de Foz do Iguaçu, Cascavel, Londrina e Curitiba e contará em seu elenco, com atores consagrados como Jackson Antunes, Cristiana Brito e Talicio Sirino, além de atores cascavelenses e curitibanos, desconhecidos do grande público, mas também com experiências cinematográficas e teatrais.
Foram usados diversos locais da cidade de Cascavel como cenário, fazendo com que muitas pessoas que passavam pelas cercanias ficassem com a curiosidade aguçada, e uma mansão do bairro Country, bem como Delegacia de Policia ou ainda um bar nas proximidades do 15º Belog despertassem a atenção dos que passavam próximo.
Para a produção que pretende mostrar a qualidade dos paranaenses em trabalho do gênero ação e aventura, foi necessário um laboratório específico para os atores na Escola Superior de Policia do Paraná, com instrutores especialmente designados, tanto para a preparação como acompanhamento das filmagens, bem como um assessoramento da Direção da instituição policial quanto ao procedimento de operações de combate ao crime organizado. Também foi envolvida a Polícia Rodoviária Federal, quando o sistema de ação teve como cenário o Posto Policial localizado em Lindoeste.
Cerca de sessenta por cento das cenas foram filmadas em Cascavel e logo o cascavelense vai poder avaliar o trabalho que pretende ser o precursor de outros trabalhos do gênero.

Conselhos propõem debate sobre segurança pública

Na noite desta terça-feira (19), a partir das 18 horas, será realizado um encontro entre líderes comunitários e os comandantes e delegados chefes dos organismos de segurança pública de Cascavel. A reunião é organizada pelo Conselho Comunitário das Associações de Moradores de Cascavel, em parceria com o Conselho de Segurança. Na ocasião, 38 conselheiros representantes dos bairros e dos distritos rurais, bem como os presidentes das associações de moradores, terão a oportunidade de debater com as autoridades da segurança pública.
O encontro será realizado na Câmara de Vereadores de Cascavel e deve contar com a participação dos delegados da 15ª SDP, Luiz Rogério Ramos Sodré (setor de homicídios); Eduard Figueira Ferraz (delegado chefe); Paulo Roberto Machado (delegado adjunto); o comando do 6º BPM, Tenente Coronel Edson Hartmann de Oliveira e o Coronel Celso Luiz Borges do 5º Comando Regional da Policia Militar do Paraná.
Segundo a presidente do Conselho Comunitário, Ivonete Krezeinsku, o encontro visa aproximar as lideranças dos bairros e dos distritos rurais com os comandos da segurança pública da cidade para avançar nas discussões dos problemas que as comunidades enfrentam e, ao mesmo tempo, permitir a integração entre os responsáveis pela segurança pública e as lideranças dos bairros e distritos. “Nossa vontade é aproximar as lideranças com os responsáveis pela segurança visando aumentar a relação entre as partes, buscando uma maior participação comunitária na segurança pública”, ressalta. 

365 propostas foram aprovadas na 10ª Conferência de Saúde

Das 622 propostas elencadas nas 36 pré-conferências de Saúde – realizadas no período de abril a junho deste ano, nos bairros e distritos de Cascavel – 342 foram discutidas e analisadas durante a 10ª Conferência Municipal de Saúde, que teve início na sexta-feira (15) à noite e continuou no sábado (16), durante todo o dia. Outras 251 propostas que não são de competência da Saúde foram encaminhadas para as secretarias correspondentes. Além disso, mais 29 propostas foram encaminhadas à União.
Os trabalhos de análise das propostas foram feitos em dez grupos temáticos para discussões, depois reorganização e aprovação da plenária geral. Ao todo ficaram aprovadas 365 propostas para a Secretaria da Saúde. Elas agora serão sistematizadas, para reorganizar a escrita/apresentação e eliminar aquelas que constam em duplicidade.
A comissão de sistematização será definida pela Saúde e em breve iniciará os trabalhos. As propostas aprovadas, após sistematizadas, servirão como base para a elaboração do Plano Municipal de Saúde 2012-2016.
“A conferência foi muito boa, a forma como ficou organizada foi muito produtiva e na plenária final todas as propostas prioritárias foram aprovadas”, analisou hoje (18) o coordenador da comissão organizadora da conferência, Laerson Vidal Matias.
Também na Conferência foram eleitos 24 novos conselheiros e suplentes do Conselho Municipal de Saúde, que irão acompanhar as ações de saúde continuamente.