No primeiro semestre de 2011foram apreciados em plenário 151 projetos de lei, sendo 86 do Executivo e 64 do Legislativo municipal. Desse total, 107 foram aprovados, 38 estão tramitando e apenas duas rejeitadas. Dos projetos em curso, 23 são do Legislativo e 15 do Executivo. Foram realizadas 46 sessões ordinárias e duas extraordinárias.
A quantidade de indicações aprovadas pelos vereadores ajuda a explicar o motivo da pequena quantidade de projetos de lei. Ainda, segundo levantamento, os parlamentares indicaram 655 melhorias que, no entendimento deles, deveriam ser executadas pela prefeitura.
Os pedidos, em geral, são para desentupimento de bocas de lobo ou recuperação de asfaltos em determinados bairros (média é de 43 indicações por vereador). Também deliberou sobre 209 requerimentos.
Durante o primeiro semestre deste ano, o líder em apresentação de projetos de lei foi o vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Cascavel, Marcos Damaceno (PDT), com 17. Um detalhe. Desse total, oito foram em co autoria com outros vereadores. Entre as matérias aprovadas está a que dispõe sobre o Programa Porteira para Dentro, que visa incentivar as atividades agropecuárias rurais no Município.
O presidente, Marcos Damaceno ressalta o trabalho conjunto. “Não dá para avaliar um vereador pelo número de projetos apresentados. Há outros colegas que têm uma atuação de destaque com as indicações, que muitas vezes são mais importantes que um projeto de lei”. O segundo colocado em apresentação de propostas foi o vereador Marcos Rios (PSDB), com nove, mas a maioria são indicações de nomes de ruas. Em terceiro, aparecem os parlamentares Léo Mion (PSDB), Luiz Burgarelli (PDT) e Otto dos Reis Filho (PDT), com oito propostas cada. Os lanternas são os vereadores Mário Seibert (PTC) e Osmar Cabeleireiro (PSL) com apenas um projeto cada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário